Chelas nha Kau
Documentário
O que significa ser jovem na Zona J? “Chelas nha Kau” nasce da vontade de um grupo de amigos contar a sua história e a do bairro onde vive. Com um olhar que parte de dentro, acusam “os de fora” de se basearem nos preconceitos veiculados nos media. Mas, no filme, dão-lhes uma segunda oportunidade: “Vêem um bairro problemático, pensam logo isso, mas não… Venham cá ver como é que é”.
Este filme-documentário começou a ganhar forma em 2016, no decorrer de um atelier multimédia do projecto Dá-te ao Condado E6G, promovido pela Associação Aguinenso e financiado pelo Programa Escolhas, que se propunha partilhar ferramentas de captação e edição de som e imagem com jovens da Zona J de Chelas.
Gravámos música numa despensa, transformámos parapeitos de janelas em tripé e filmámos com telemóveis universos que uma câmara de vídeo profissional dificilmente conseguiria captar. “Vamos mesmo conseguir fazer um filme desses como se vêem no cinema?” Há quatro anos, ninguém sabia, na verdade, responder a esta pergunta.
“Chelas nha Kau” é o reflexo de um processo de experimentação e partilha, que não tinha nenhuma certeza sobre qual seria o resultado final. Foi produzido e realizado de forma colectiva pelo grupo de amigos Bataclan 1950 e pela Bagabaga Studios. Por expor a perspectiva de diversas pessoas que pegam na câmara e mostram aquilo que, para elas, é importante, é um filme polifónico que rejeita a hierarquia do cinema de autor.
Equipa
- Ana Bragança
- Diogo Cardoso
- José Magro
- Luciana Maruta
- Ricardo Venâncio Lopes
- Sofia da Palma Rodrigues
- Thiago Dantas